ESCOLA PROFESSOR ANTÔNIO DE QUEIROZ
No dia 13 de maio de 1886, na capital de São Paulo, nasceu o menino Antônio de Queiroz.
Aos 26 anos, casou-se com Maria Lázara Trippeno com quem viveu muito feliz.
Trabalhou no comércio; foi funcionário publico; colaborou na imprensa escrita da cidade de São Paulo; publicou trabalhos; lecionava preparando jovens para os exames de admissão e foi um amante do futebol.
Em 1915, na cidade de Descalvado – SP, fundou o “Colégio Santo Antonio” juntamente com sua esposa. Esse estabelecimento de ensino destinava-se ao Ensino Primário, Secundário, Comercial e Jardim da Infância.
Em 1923 transferiu sua residência para Limeira-SP trazendo consigo o seu já acreditado colégio. Teve apoio integral de seu grande amigo Dr. Trajano de Barros Camargo.
Em 1926 foi criado anexo ao colégio Santo Antonio, o Ginásio Municipal de Limeira e a Escola de Comércio, tendo mais uma vez Dr. Trajano de Barros Camargo como aliado fiel juntamente com Sr. Adão Duarte do Páteo.
Em 1945, o colégio transformou-se de Ginásio Municipal em Ginásio Estadual – hoje, Escola Castello Branco. Nesse mesmo ano morre Dr. Trajano, mas a sua esposa Maria Thereza Silveira de Barros Camargo mantém o vínculo amigo e protetor ao ilustre professor Antônio de Queiroz.
Incansável empreendedor, em meados de 1945, cria a Escola Técnica de Comércio de Limeira. Mais um passo em benéfico da educação da mocidade um ideal que sempre lhe serviu de guia. Antonio de Queiroz foi o primeiro do ensino secundário em Limeira.
Em 1966, véspera de feriado de 7 de setembro, morre aos 80 anos o professor “Queiroz”. Exemplo de dinamismo, trabalho, perseverança e amor à Pátria.
Em 1969, foi criado o Ginásio Estadual do Bairro da Vila Camargo cujo administrador foi Professor Miltom Pereira de Almeida, nas dependências do GESC Nestor Martins Lino – à Avenida Sebastião, 1101 na Vila Camargo.
Em 12 de novembro de 1969 o Grupo Escolar passa a se chamar Ginásio Estadual Professor Antônio de Queiroz. Homenagem justa à um mestre digno, honrado e admirado por amigos e ex-alunos. Graças ao seu ideal, estudantes de outros pontos de Estados eram atraídos para Limeira.
4 anos mais tarde, em 15 de setembro de 1973, no bairro Montezuma, à Rua Samuel Cheque, s/n, o governador do Estado de São Paulo Laudo Natel presidiu a inauguração do novo prédio da Escola Professor Antonio de Queiroz, juntamente com o prefeito Dr. Paulo P V D’Andréa, outras autoridades locais, professores (educadores) e comunidade.
Em 1994, ano de Jubileu de Prata, a Escola Professor Antonio de Queiroz realizou atividades para comemorar seus 25 anos de fundação com a participação efusiva de professores, funcionários, alunos.
Hoje, nossa escola com mais de 4 décadas de funcionamento atende nos três períodos - matutino,vespertino e noturno oferecendo ensino de qualidade.
Várias gerações de limeirenses passaram por nossa escola e muitos se destacam em diferentes setores da cidade.
A participação da Antonio de Queiroz em eventos literários, culturais, sociais, desportivos, ambientais é permanente.
A admiração pela escola é de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário